You are currently viewing Em 2016, brasileiro trabalhou até hoje, 1º de junho, só para pagar impostos

Em 2016, brasileiro trabalhou até hoje, 1º de junho, só para pagar impostos

O contribuinte brasileiro precisou, em média, trabalhar até hoje, 1º de junho, apenas para arcar com a carga tributária brasileira. Os 153 dias necessários para pagar os impostos representa o maior índice já avaliado pelo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

O número de dias de trabalho necessários apenas para cobrir os impostos vem crescendo nas últimas décadas. Nos anos 70, a média era de 76 dias. Na década de 80, 77 dias. Nos anos 90, 102 dias.

O dado de 2016 significa que o brasileiro precisa trabalhar mais que o dobro do que precisava 40 anos atrás só para pagar seus impostos.

A tributação que incide sobre os rendimentos é composta principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física, contribuição previdenciária e contribuições sindicais.

O contribuinte também arca com tributos sobre o seu consumo, taxas inclusas nos preços de serviços e produtos, e com a tributação sobre o seu patrimônio, como IPTU e IPVA.

Taxas para limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos e iluminação pública completam a lista.

Em 2016, o brasileiro contribui com 41,8% de seus rendimentos para tributos, aumento de 0,43 ponto percentual em relação ao ano passado.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/06/em-2016-brasileiro-trabalhou-ate-hoje-1-de-junho-so-para-pagar-impostos.html

Deixe um comentário