You are currently viewing SERVIÇOS – ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS

SERVIÇOS – ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS

O mercado contábil atual pode ser resumido em dois modelos de negócio: atuação operacional e estratégico. No primeiro caso, é basicamente preparar documentos e lidar com tributos e obrigações acessórias. No segundo caso, os profissionais têm como foco o relacionamento com o cliente, atuando de forma estratégica em seus negócios.

Seja qual for o modelo de negócios preferencial, o mercado contábil é bastante amplo e tem muitas possibilidades de atuação. A diferença sempre estará na forma com que o contador lida com seus clientes e com a tecnologia.

O contador é um aliado do empreendedor: ele tem o papel de ajudar a empresa a cumprir todas as obrigações fiscais e se manter na legalidade, além de também trazer informações importantes para a tomada de decisão dos gestores. 

Serviços contábeis que podem ser oferecidos pelos escritórios

Abertura e Encerramento de empresa

Abrir e fechar uma empresa pode ser uma tarefa muito complicada por vários motivos. Na maior parte dos casos, a formalização do negócio demanda o auxílio de contadores, advogados e outros profissionais.

Neste momento, além de executar algumas formalidades legais para o futuro empresário, o contador tem uma atuação importante para o negócio, como a definição do tipo empresarial, do regime tributário mais adequado e dos códigos de atividade do negócio são alguns dos serviços contábeis prestados.

Definir indicadores financeiros para a gestão do negócio e elaborar o plano de serviços contábeis mais apropriados também fazem parte das atribuições do contador na hora de abrir uma empresa.

Na Abertura de Empresa o profissional contábil ajuda a verificar a legislação municipal, estadual e federal que se aplicam ao seu negócio para que nenhuma obrigação deixe de ser cumprida (e depois o empreendedor tenha que responder por essa falha mais tarde). Além disso, o contador pode orientar quais são as melhores opções de tipos de empresa para se regularizar. 

Nesse sentido, são várias decisões que o contador poderá auxiliar no processo de abertura:

Desta forma, o empreendedor terá segurança de cumprir a lei e ainda sim escolher as modalidades mais vantajosas para o seu negócio desde o seu início. 

Além disso, o contador também poderá ajudar nas alterações contratuais que ocorrerem no futuro, atualizando os dados da empresa e notificando os órgãos responsáveis por qualquer mudança relevante. 

Infelizmente, nem todos os negócios prosperam. No encerramento de Empresa é preciso cumprir uma série de etapas para encerrar a empresa sem deixar nenhuma pendência para trás. O contador pode auxiliar nesse processo, tornando-o menos longo e custoso.

Escrituração Contábil/Tributária

Uma das maiores obrigações que a contabilidade tem é de cuidar da escrituração contábil. Isso significa ser responsável pelos livros fiscais da empresa, registrando as movimentações financeiras, preenchendo demonstrativos e outros documentos importantes e fazendo controles essenciais. Algumas dessas tarefas envolvem:

O tipo de empresa vai pesar muito nessa questão, pois algumas obrigações são válidas para modelos específicos, enquanto outras não são exigidas. Cabe ao seu contador verificar quais são as regras aplicadas ao seu caso, cumprindo assim a lei.

O escritório de contabilidade também faz o serviço contábil de emissão das guias de impostos (como ISS e ICMS), mantendo o negócio em dia com o Fisco.

Admissões e demissões de funcionários

Os serviços contábeis relativos a pessoal envolvem admissões e demissões de funcionários, bem como processamento da folha de pagamento.  A admissão e demissão é uma tarefa que integra os serviços contábeis, especialmente nas tarefas burocráticas.

O empresário faz a seleção de profissionais, realiza exames admissionais/demissionais e assina a carteira ou a rescisão. O contador pega as informações e documentos fornecidos pelas partes para emitir os documentos a serem assinados e realizar os cálculos.

Entrega das Obrigações Acessórias

Além desses documentos, existem outras papeladas que o seu contador é responsável por emitir. Elas são chamadas obrigações acessórias, também importantes para manter a empresa na legalidade. Algumas delas são:

  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) — para optantes do Simples Nacional;
  • Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF) — optantes do Lucro Presumido, Lucro Real e, em alguns casos, também o Simples Nacional;
  • Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF);
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Entre outros.

Cada uma dessas obrigações tem suas regras e documentos que precisam ser consultados para sua emissão. O contador irá cuidar dessas exigências, avaliando quais se aplicam a sua empresa, e encaminhá-las aos órgãos responsáveis.

Emissão de guias de tributos e Certidões Negativas de Débitos (CNDs)

Seguindo o sentido da entrega de obrigações acessórias, a emissão de guias de tributos e CNDs também é um dos serviços contábeis prestados a empresas. As guias derivam do processo de apuração tributária da empresa, e o contador precisa repassá-las ao cliente para que ele realize o pagamento.

Um profissional comum, pelo menos, se limitará a isso. Mas um contador que se preocupa em gerar valor com a Contabilidade aproveita este serviço para analisar se o regime de tributação está adequado às operações.

Além das guias, as certidões negativas provam a regularidade do empreendimento em relação a suas obrigações tributárias e acessórias, sendo um dos serviços contábeis oferecidos pelos profissionais de contabilidade.

Assessoria Trabalhista

O serviço contábil também envolve algumas obrigações trabalhistas, inclusive que precisam ser realizadas mensalmente. Entre essas tarefas, estão:

  • Apurar e emitir os contracheques dos colaboradores;
  • Calcular o pró-labore dos sócios ou recibo do único proprietário da empresa;
  • Emitir as guias do INSS, FGTS e do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);
  • Processar a Folha de Pagamento (incluindo 13° salário e pagamento de férias);
  • Fazer os relatórios dos dados da Folha para o Fisco trabalhista;
  • Processar a documentação nos casos de admissão e demissão;
  • Preencher o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Assim, todos os pagamentos são calculados com rigor e as obrigações cumpridas, evitando ter problemas judiciais mais tarde. 

Serviços contábeis estratégicos que podem ser oferecidos

Para o contador que está se adequando à real contabilidade, que é a ciência da riqueza e a atuação estratégica, há boas possibilidades de oferecer serviços contábeis. Para poder dar atenção ao cliente, porém, o contador deve facilitar ao máximo sua rotina, o que pode acontecer com o uso da contabilidade digital. É otimizar os processos internos e atuar melhor.

Muito comum nos dias de hoje, ela facilita toda a escrituração contábil por meio do uso de inteligência artificial e computação em nuvem. Com ela, o profisisonal pode acompanhar de perto as rotinas contábeis do cliente e prestar serviços de valor. Com agilidade e praticidade no atendimento, a satisfação do empresário aumenta.

E quais são esses serviços contábeis estratégicos, de valor?

Assessoria para planejamento tributário

Na linha da tarefa de escolher o melhor regime tributário ao abrir uma empresa, um dos serviços contábeis valiosos ao empresário é a assessoria para planejamento tributário. Com essa assessoria, o contador pode encontrar formas legais de reduzir o valor pago a título de tributos e de entregar menos obrigações acessórias.

É um serviço muito importante para a gestão do negócio, ao lidar diretamente com o orçamento da empresa e a gestão financeira empresarial. No entanto, pode ser também positivo para a imagem e a reputação no mercado, pois há possibilidade de aproveitar renúncias fiscais relativas ao patrocínio de projetos culturais, sociais e esportivos.

Auditoria contábil

Auditoria contábil é um dos serviços contábeis muito valiosos para o cliente preocupado com compliance. Este é um processo de análise da situação financeira empresarial, capaz de atestar a correção e precisão dos registros contábeis. Com a análise, o auditor identifica irregularidades, fraudes na gestão e falhas de controle.

O auditor contábil possui atribuições importantes, veja:

  • Exame de documentos contábeis (fluxo de caixa, Demonstração de Resultado de Exercício e balanço patrimonial);
  • Apuração de informações junto a fontes externas;
  • Inspeções internas.

De acordo com o livro Auditoria contábil (Iesde Brasil), de Mariano Yoshitake, a auditoria é desenvolvida em 6 etapas:

  1. Pesquisa ambiental: consulta de documentos e reconhecimento preliminar das operações empresariais;
  2. Planejamento de auditoria: traça estratégias efetivas de acordo com a situação da empresa;
  3. Controle interno: documentação do sistema contábil e dos controles contábeis;
  4. Teste de controle (ou de observância): verificação dos procedimentos de controle interno;
  5. Teste substantivo: execução de procedimentos substantivos que asseguram a exatidão das informações das demonstrações contábeis;
  6. Parecer do auditor: avaliação dos resultados obtidos nos testes e, se necessário, revisão das ações, bem como elaboração do parecer de auditoria.

Vale destacar que o auditor contábil pode ter uma atuação em âmbito interno, como funcionário contratado da empresa. Neste caso, ele é responsável por verificar os processos empresariais constantemente, analisar os dados contábeis, e garantir a legalidade dos procedimentos.

O auditor contábil externo, por sua vez, é uma forma de oferecer serviços contábeis. Ele é contratado temporariamente pela empresa para analisar processos. Um processo de compra, por exemplo. Ele verificará especificamente aquele processo. Mas a empresa pode contratar um auditor externo também para analisar, de forma global, as atividades contábeis e financeiras da empresa naquele ano.

Business Valuation

Você já prestou serviços contábeis que demonstram nitidamente o papel do contador como um profissional de valor? O Business Valuation, ou serviço de estimativa de valor de uma empresa, é um deles. O contador soma a percepção que o mercado tem da empresa e os modelos quantitativos para estipular tal valor.

Quando o empresário tem em mãos o valor real do negócio, consegue definir estratégias e rumos da empresa com mais segurança, identificando problemas que geram as deficiências e as possíveis resoluções. O Business Valuation também auxilia o empresário a negociar com investidores e sócios.

Se você pretende oferecer esse serviço contábil, tenha em mente a definição dos aspectos do mercado que posicionam a empresa em seu segmento. Risco da empresa, estimativa de fluxo de caixa e definição de taxa de desconto são alguns deles.

É um dos serviços contábeis perfeitos para quem gosta de desenvolver competências analíticas e inteligência de dados.

Assessoria para Gestão Financeira

Outro serviço estratégico que o contador pode fazer é contribuir para a gestão financeira, oferecendo dados que irão amparar a tomada de decisão e analisando o desempenho da área. O profissional pode trazer informações relevantes para os administradores, que passariam despercebidas sem sua participação.

Deixe um comentário