Tarefas administrativas como gestão de pessoas, controles de custos, estrutura física e gestão comercial merecem atenção.
À medida que um pequeno negócio cresce, naturalmente aumenta a complexidade de sua administração. O empresário, que antes fazia tudo praticamente sozinho, começa a sentir a necessidade de dividir tarefas, contratar mais pessoas e até mesmo ter outros sócios.
Nesse universo de atividades, uma tarefa requer especial atenção: a gestão financeira.
Gestão financeira é o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras. Em palavras simples: obter o melhor resultado e o máximo de lucro nas atividades da empresa.
Para iniciar uma boa gestão financeira, o primeiro passo é tomar uma decisão importante: separar o dinheiro do negócio do dinheiro das despesas particulares, como gastos familiares.
É muito comum que pequenos empreendedores misturem as contas da pessoa física com as da pessoa jurídicas. Como o caixa que realiza pagamentos é o mesmo que recebe o dinheiro proveniente das vendas, é preciso dedicar atenção especial para que não se torne um caixa único que atenda ao negócio e às despesas pessoais ou familiares.
Listamos seis dicas para melhorar a Gestão financeira do seu negócio
- Acompanhe diariamente seu Fluxo de caixa
Embora pareça uma necessidade óbvia, muitos empreendedores não fazem um monitoramento diário de entradas e saídas da empresa e não analisam o fluxo de caixa. Para evitar prejuízos, é fundamental que o empresário tenha uma visão clara das finanças do negócio. Assim, ele evita prejuízos e gastos desnecessários.
- Separe as finanças pessoais e da empresa
Misturar receitas e despesas pessoais com as da empresa é um erro comum, principalmente entre micro e pequenos empreendedores. Em momentos de dificuldade financeira, alguns empresários aproveitam a facilidade de acesso ao caixa para pagar as contas em casa sem avaliar as consequências dessa atitude para o negócio.
Separe contas, cartões e extratos pessoais e da empresa, estabeleça um salário para si e faça reservas nos períodos mais prósperos.
- Fique atento aos gastos desnecessários
Talvez, se a sua empresa está dando certo, os seus produtos estão se consolidando no mercado e tudo está ocorrendo como gostaria, você chegou na hora de pensar em expansão, mas fique atento para não gastar mais do que o necessário. Mudanças para espaços muito maiores do que o negócio precisa e contratação de funcionários além da demanda estão entre os equívocos mais comuns.
- Entenda a diferença entre lucro e faturamento
E por que é tão importante que o empresário conheça essa diferença?
Com essa informação, é possível mensurar lucros e prejuízos, além de projetar o crescimento das empresas.
Por isso é tão importante o empresário ter essa informação.
- Considere o uso de uma ferramenta de gestão
Para garantir uma boa gestão financeira é preciso lidar com números, portanto precisão essencial.
Para evitar erro nos cálculos, considerar o uso de uma ferramenta de gestão pode ser uma alternativa interessante.
Hoje o mercado já dispõe de uma diversidade de sistemas de gestão online com preços acessíveis e plataformas fáceis de usar.
- Faça análise de resultados
Em maio a rotina conturbada, muitos empresários não param para analisar os resultados do seu negócio, e isso vai muito além de controlar entradas e saídas. Mensalmente reserve um tempo para olhar com mais cuidado para tudo que acontece na sua empresa, identificar possíveis erros e pensar em estratégias para não repetí-los no mês seguinte.